top of page

Você está acertando na sua higiene bucal?

Manter uma boa rotina de higiene bucal envolve diferentes etapas e cuidados que são fundamentais para evitar cáries, infecções, acúmulo de tártaro e outros problemas mais graves.


Você sabe com que frequência é necessário trocar a escova de dentes? E quanto ao creme dental? Qual o tipo mais indicado para cada pessoa? Foi por conta dessas perguntas tão típicas no nosso dia a dia que listamos uma série de dicas para você manter a sua saúde bucal em dia e evitar erros simples na rotina de higienização. Continue a leitura!





1. Passe fio dental antes da escovação


Para começar sua higiene bucal, lembre-se sempre de passar o fio dental para remover os restos de alimentos e possíveis placas bacterianas. Use-o de forma cuidadosa, penetrando de leve no sulco gengival para realizar uma higiene mais detalhada e prevenindo gengivite e outros problemas na gengiva.


2. Opte por uma escova com cerdas macias.


Acertar na escolha da escova de dente é outro ponto muito importante. Para realizar uma boa higiene sem desgastar o esmalte do dente ou machucar a gengiva, os modelos com cerdas macias costumam ser os mais indicados. Para quem tem sensibilidade dentária, em especial, essa dica é muito importante.


3. Não compartilhe sua escova


Por ser um objeto de uso pessoal em mucosas, é necessário que cada pessoa tenha a sua própria escova dental. Em estudo publicado na Revista de Odontologia da Unesp em 2006, 2,7% das crianças entrevistadas afirmaram compartilhar escova de dentes com familiares. Os autores do estudo consideram isso perigoso, pois pode transmitir doenças virais e parasitárias.


4. Troque a escova de dentes ao menos a cada 30 dias


Saber o momento certo de substituir a escova de dentes também é importante para manter a higiene bucal em dia. Geralmente, o indicado é não ultrapassar 30 dias de uso. Em alguns casos, a troca da escova deve ser realizada até mesmo antes dos 90 dias, geralmente quando as cerdas já estão amassadas e desbotadas, o que significa que o item perdeu a sua eficiência.


5. Opte sempre pelo tipo de creme dental recomendado por nós, dentistas


Existem diferentes tipos de creme dental que podem ser usados em diferentes casos: para tratar sensibilidade, prevenir tártaro, problemas na gengiva ou até fazer uma limpeza mais profunda. Para não errar, o mais indicado é nos consultar e, então, utilizar a pasta de dente que mais se encaixa com a sua necessidade.


6. Lembre-se de escovar a língua


Você sabia que também é importante higienizar a língua? Geralmente, o indicado é passar o fio dental, utilizar o raspador de língua (para remover o acúmulo de placa bacteriana) e depois realizar a escovação. Também é possível utilizar a escova, no final da higienização, para esfregar e limpar bem a língua. Essa etapa é importante para prevenir o mau hálito e também doenças bucais.


7. Venha nos fazer uma visita regularmente

Além de manter uma rotina cuidadosa de escovação, é muito importante vir nos visitar regularmente para realizar uma profilaxia profissional (remover manchinhas no esmalte e fazer uma raspagem periodontal, por exemplo) e, assim, garantir que a saúde bucal esteja em dia.


Kommentare


bottom of page