Você é daqueles que basta beber um gole de bebida quente ou gelada e já começa uma dorzinha chata no dente? Parece até que seu dente levou um choque, não é mesmo? Se isso acontece com frequência, é preciso tomar cuidado. Afinal, estamos falando de sensibilidade dentária.
Para entender melhor sobre essa complicação bucal, como tratar e previnir, fizemos esse texto. Continue a leitura!
O que é sensibilidade dentária?
Sabe aquela dorzinha que sentimos nos dentes quando entram em contato com algum alimento ou bebida quente, gelada, doce ou ácida demais? Isso é sensibilidade dentária, também conhecida como hipersensibilidade dentinária.
O problema surge quando a sua primeira camada dentária, o esmalte, é desgastada e entra em contato com as terminações nervosas, alcançando a polpa. Ou seja, o seu dente está sem proteção e, por isso, qualquer coisinha um pouco mais forte pode causar aquela sensação de choque e aflição.
Normalmente, os principais sintomas dessa condição são:
Dor ao ingerir algo quente ou gelado
Dor ao entrar em contato com vento frio
Incômodo quando come algo doce, como um chocolate
Fisgadas ao entrar em contato com a acidez, como um suco de laranja.
O que pode causar sensibilidade nos dentes?
Sim, essa é mais uma condição que pode ser evitada se fizermos algumas rotinas dentárias corretas. Caso contrário, você está prestes a sofrer desse incômodo.
Um dos principais causadores da sensibilidade é a escovação forçada e excessiva. Isto é, quando fazemos movimentos de vai e vem com muita pressão sobre a superfície dentária, provocando uma erosão no esmalte. Além disso, a má higiene bucal pode gerar manchas brancas ou cavitações na superfície do esmalte, em decorrência do acúmulo de placa.
Outro causador muito comum são as fraturas dentais ou restaurações quebradas. Essas podem prejudicar o selamento do esmalte sobre a dentina, expondo-a e, assim, provocando desconfortos dolorosos.
Alguns alimentos também podem causar sensibilidade nos dentes, como:
Doces em geral;
Frutas e sucos ácidos;
Refrigerantes;
Catchups;
Vinagres;
Comidas e bebidas bem quentes, como sopa e café.
O que fazer quando os dentes estão muito sensíveis?
Um dos tratamentos que mais ajuda a diminuir a sensibilidade dos dentes é a utilização do creme dental específico para esse problema. Nós dentistas, após uma avaliação individualizada, como fazemos aqui na Volúsia Prado Odontologia, conseguimos definir o melhor creme dental para garantir um bom resultado na queda dos níveis de sensibilidade.
Além disso, a aplicação de flúor no consultório odontológico, ou de laser local ou verniz de flúor também podem ser soluções eficazes.
Como prevenir a sensibilidade nos dentes?
Sim, ela pode ser evitada! Basta ir regularmente ao dentista (ao menos a cada seis meses) e fazer um check-up do seu sorriso. Outra boa ação é ter uma dieta mais saudável, rica em alimentos detergentes, evitando ingredientes ácidos e doces para preservar o esmalte. E, claro, a escovação de ser feita sempre de forma suave com uma escova de cerdas macias e flexíveis.
Sensibilidade é, de longe, um dos piores incômodos para se conviver no dia a dia. Portanto, caso precise, estamos aqui para te ajudar!
留言