top of page

Quem pode colocar implantes dentários?

A perda de um dente, além de deixar a maioria de nós aflitos por questões estéticas, também pode trazer outros inúmeros problemas, como perda óssea, movimentação dos dentes remanescentes e prejuízo à mastigação. Porém, a enorme evolução da implantodontia conseguiu trazer soluções muito eficazes.


Muitas pessoas se preocupam com a possibilidade de rejeição dos implantes. Esse termo “rejeição”, é usado de maneira equivocada pela população, pois quando temos insucesso e perda de implantes no pós cirúrgico a curto prazo, essa situação pode se dever a uma série de fatores que não se assemelham a rejeição de órgão transplantados, por exemplo. Atualmente, com as novas técnicas de planejamento das cirurgias de instalação dos implantes (planejamento digital) o índice de insucesso dos implantes é muito baixo.


Os implantes se mantém funcionais por muitos e muitos anos, desde que sejam bem acompanhado pelo dentista e que o paciente também faça a sua parte com os cuidados diários.


Apesar da alta procura, ainda existem muitas dúvidas sobre o procedimento. Por isso, preparamos este artigo para falar sobre os tipos de implantes, indicações, contraindicações e cuidados antes e após o procedimento cirúrgico.


Continue na leitura!



implante-dentario-volusia-prado-odontologia

Como é colocado um implante dentário?

O primeiro passo é o planejamento. Essa fase é uma das mais importantes, na qual o dentista analisa o caso com ajuda de exames (tomografias, escaneamento das arcadas, exames laboratoriais quando necessários), define como será a cirurgia, quais as especificações dos implantes a serem utilizados, se há necessidade de enxerto ósseo, se haverá um segundo tempo cirúrgico, etc… Feito o planejamento, esse é apresentado ao paciente e as possíveis dúvidas são esclarecidas.


Depois, partimos para a cirurgia, que na maioria das vezes é de baixa complexidade. As anestesias fazem com que não haja dor e geralmente o procedimento cirúrgico é de rápida duração. Nessa etapa é inserido o pino (implante propriamente dito) no osso e, se indicado, também usamos um dente provisório no local, que ficará temporariamente até que o definitivo seja instalado.


O terceiro passo é a cicatrização, que dura geralmente entre 4 a 6 meses. Nesse período, o osso deve aderir ao implante e firmá-lo na arcada.


Por fim, fazemos a instalação da coroa de porcelana (parte externa) que reproduz o formato e cor dos dentes originais do paciente e é fixada ao pino já cicatrizado e firme.


Quem tem indicação para realizar implantes dentários?

  • Pessoas que tiveram um ou mais dentes extraídos. Essa é uma das principais indicações dos implantes, uma vez que eles farão parte da reabilitação oral do paciente.


  • Pessoas que não possuem mais dentes na boca é outra grande indicação, inclusive aqueles que já usam dentaduras. Para esses casos, é indicada uma técnica chamada protocolo de Bränemark (ou simplesmente protocolo) que é bem mais confortável que as dentaduras, uma vez que o trabalho fica fixo e o paciente não precisará retirar, tendo mais conforto, melhora na mastigação, fala e estética.


  • Pessoas que perderam os dentes em situações adversas, os implantes dentários também são indicados. Podemos citar aqui, os acidente de trânsito, queda, ou qualquer situação de trauma dentário.


  • Pessoas que nasceram com a falta de um ou mais dentes. Essa anomalia de desenvolvimento tem o nome de agenesia dentária. Essa condição pode acontecer na dentição de leite e/ou na dentição permanente, quando passa a se tratar de uma indicação perfeita para ser resolvida através de implantes dentários.


Qual o melhor momento para se colocar um implante?

A pessoa ideal para responder essa pergunta é o dentista que está acompanhando o paciente e planejando o caso. Quando o dente a ser recolocado ainda está na boca esperando para ser retirado, geralmente damos preferência a colocar o implante no momento da extração, pois gera a necessidade de apenas uma cirurgia, porém, cada pessoa é um caso diferente.


Caso a decisão de colocar implantes se dê anos após a perda dos dentes, na maioria das vezes, não há problema, o importante é que façamos uma avaliação do paciente e seus exames para a definição do seu estado geral de saúde e da quantidade e qualidade do osso para a colocação do pino.


Implantes dentários e as suas contra indicações:

  • Pessoas com doenças periodontais não controladas (inflamações nas gengivas). A periodontite, em casos mais graves, pode ocasionar a queda dos dentes em função da perda óssea causada pela inflamação. Esse mesmo processo pode acontecer com os implantes. Portanto, pacientes com doença periodontal não são impedidos de realizarem implantes, mas a doença deve estar estabilizada e o paciente seguir um plano de manutenção rigoroso.


  • Crianças e jovens ainda em crescimento ósseo. Esta é uma contra indicação bastante rígida. Colocação de implantes, só em pessoas que já terminaram de crescer.

  • Pessoas que usam medicamentos da classe dos bifosfonatos. Normalmente são pacientes com osteoporose ou alguma outra doença que deva ser medicada com bifosfonatos, como o Alendronato e Pamidronato. Esses devem passar por uma avaliação mais criteriosa antes de se submeterem aos implantes dentários. Esses medicamentos causam alterações na forma de como os ossos da face vão cicatrizar e o seu uso pode ser um impedimento para a realização de cirurgias odontológicas em geral.


  • Pacientes Fumantes. Fumar não impede, necessariamente, a realização de um implante dentário, mas o tabagismo altera a resposta e cicatrização dos tecidos da boca, podendo ser responsável por insucesso na estabilização dos implantes nos ossos das arcadas.


  • Pessoas com doenças preexistentes. Doenças como o diabetes mellitus, em pacientes não controlados, podem prejudicar o resultado da cicatrização dos implantes dentários. Além disso, pacientes com câncer, que fazem hemodiálise, que realizaram cirurgia cardíaca nos últimos 6 meses ou que sofreram infarto ou AVC recentemente também podem ter a indicação de realização de implantes negada.


Vale sempre lembrar…

O planejamento minucioso é essencial em qualquer tratamento odontológico, principalmente para os implantes. Sendo assim, não deixe de esclarecer todas suas dúvidas com seu dentista e saber quais são as melhores indicações para seu caso.

2 Yorum


fernandodelgado2live
05 Eyl 2023

Quero saber

Beğen

misturado2012
15 Tem 2023

Gostaria de saber mais porém uso dentadura superior por uma doença na fi fica que deixaram os meus dentes mês a ponto de cair tive que extrair todos na parte de cima depois disso a minha alta este.a ficou cada vez mais baixa sendo zuadas pó meus cegas de trabalho até hoje presciso de

Beğen
bottom of page