top of page

Pasta de dente para crianças: qual escolher?

  • fernandaaidar
  • 21 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

Alerta de conteúdo polêmico! Começamos o texto assim porque, como dentistas, entendemos que o uso de dentifrícios fluoretados (substâncias padrão nas pastas de dente) tem sido considerado um dos principais fatores na redução da cárie dental.

Porém, muitos estudiosos apontam o uso dessa substância em crianças com idade pré-escolar como fator de risco ao desenvolvimento da fluorose dentária.

De qualquer maneira, como especialistas em Odontopediatria, criamos esse texto para te ajudar a escolher a pasta de dente do seu pequeno sem dor de cabeça. Continue a leitura.



Pasta dental para crianças:

Ainda que esse assunto tenha diversas opiniões, uma coisa é clara: não existe prevenção da cárie quando cremes dentais sem flúor são utilizados.

Pensando nisso, separamos dois principais pilares para você prestar a atenção ao efetuar a compra.

Concentração de flúor

Primeiro, queremos que você observe a quantidade de flúor que a pasta possui. Há um consenso entre pesquisadores (nós nos incluímos nisso) de que os efeitos benéficos do uso de cremes dentais existem somente para concentrações iguais ou acima de 1.000 ppm de flúor.

Note algo importante: não queremos que você foque na idade da criança ao efetuar a compra. Dizemos isso porque muitas marcas colocam “Pasta Infantil de 0 a 3 anos” e assim por diante. Isso não é relevante. Queremos que você leve em conta a concentração de flúor.

Quantidade a ser utilizada

O efeito anticárie do flúor depende da concentração, mas o risco da fluorose depende da dose. Como equilibrar, certo? Bom, a melhor recomendação para o uso é adequar a quantidade de pasta colocada na escova. Com isso, reduzimos o risco de desenvolvimento de fluorose sem afetar o benefício anticárie.

Confira a quantidade adequada de creme dental fluoretado para crianças:

  • Menores de 2 anos: quantidade correspondente a 1 GRÃO DE ARROZ CRU (0,2 mg de flúor).

  • Entre 2 e 5 anos: quantidade correspondente a 1 GRÃO DE ERVILHA (0,4 mg de flúor).

Sabendo de todas essas informações, concluímos que todas as crianças devem receber os benefícios do flúor! Inclusive os bebês! Mas precisamos maximizar os efeitos preventivos do flúor e minimizar os riscos do desenvolvimento da fluorose dentária. Isso se faz utilizando creme dental fluoretado na concentração padrão (1.000 – 1.100 ppm de flúor) em baixas quantidades, após as principais refeições e sempre supervisionado por um adulto.

Se tiver qualquer outra dúvida sobre a saúde oral do seu pequeno, pode contar com a gente!


Comments


21 2289-2783 | 97039-9881

Rua Adolfo Bergamini, 73, loja C 
Engenho de Dentro

CEP: 20730-000

©2022 por Joana Freire

bottom of page