top of page

Odontogeriatria: por que os idosos deveriam incluir na rotina?

Assim como crianças e adolescentes possuem cuidados específicos para suas faixas etárias, ao nos tornarmos mais velhos também precisamos olhar para as especificidades da nossa saúde bucal com mais cuidado.


Dizemos isso porque a terceira idade exige alguns novos hábitos com a saúde, incluindo a bucal. E é para isso que temos a odontogeriatria, a especialidade da odontologia voltada exclusivamente para o cuidado dos idosos, incluindo a prevenção e o tratamento de quaisquer necessidades dos dentes e gengivas.


Por que isso é importante? Você descobre continuando a leitura!





O que é odontogeriatria?

A odontogeriatria é uma especialidade da odontologia que vem ganhando cada vez mais espaço na área da saúde. Isso porque, com o aumento da expectativa de vida da população, é cada vez mais comum encontrar pessoas idosas que ainda possuem grande parte ou todos os seus dentes naturais.


Essa especialidade busca tratar e prevenir problemas bucais específicos da terceira idade, oferecendo uma série de tratamentos que visam restaurar a funcionalidade da boca, melhorar a mastigação e a digestão dos alimentos, além de prevenir o surgimento de doenças bucais.


Por que os idosos precisam de um odontogeriatra?

Infelizmente, o aumento da idade pode trazer consigo uma série de problemas bucais, como o desgaste natural dos dentes, a perda de esmalte e a diminuição do fluxo salivar, o que pode facilitar a proliferação de bactérias e doenças como cáries e periodontite. Para se ter uma ideia, no Brasil, 92,1% dos idosos entre 65 e 74 anos apresentam problemas na gengiva, de acordo com o Levantamento Epidemiológico SB Brasil.


Além disso, é comum idosos apresentarem mau hálito, ardência, sangramento na gengiva e também dificuldade ou resistência para fazer a higiene bucal. Isso sem falar que podem apresentar problemas motores ou de memória e confusão mental, que dificultam a higienização correta da boca e favorecem o aparecimento de problemas bucais.


Sendo assim, mesmo que o idoso use dentadura (prótese dentária), é necessário fazer visitas regulares ao dentista para observar a saúde, a fim de evitar problemas e tratá-los logo no início.


E como a odontogeriatria pode ajudar os idosos?

Entre os tratamentos oferecidos pela odontogeriatria, estão: implantes dentários, próteses dentárias, restaurações, tratamentos endodônticos, e outros procedimentos preventivos como a aplicação de flúor e o próprio check-up regular.


Porém, é importante ressaltar que o acompanhamento odontológico deve ser constante, e não apenas quando há um problema aparente. Com um cuidado regular, é possível prevenir doenças, evitar a perda dos dentes e manter a saúde bucal em dia, mesmo na terceira idade.

Por fim, é importante lembrar que as pessoas idosas devem buscar um profissional qualificado em odontogeriatria para tratar de suas necessidades bucais específicas. Com o acompanhamento de um especialista, é possível prevenir e tratar os problemas bucais, garantindo uma melhor qualidade de vida e saúde em geral.



21 2289-2783 | 97039-9881

Rua Adolfo Bergamini, 73, loja C 
Engenho de Dentro

CEP: 20730-000

©2022 por Joana Freire

bottom of page