4 principais problemas bucais em idosos
- fernandaaidar
- 5 de out. de 2022
- 2 min de leitura
No dia primeiro de outubro, é o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade. E, como sabemos, apesar de nessa fase da vida, estarmos já tranquilos e com histórias para contar, ainda assim queremos e podemos ser saudáveis!
Pensando nisso, separamos os 4 principais problemas bucais que podem acontecer na terceira idade, a fim de garantir uma vida mais longa para os nossos queridos. Continue a leitura para saber mais.

Primeiro, um pouco sobre odontogeriatria
É na terceira idade que o corpo, de forma geral, fica mais propenso ao aparecimento de problemas. E com a saúde bucal não poderia ser diferente, né? A boa notícia, é que todos esses problemas podem ser evitados.
Como já citamos por aqui, a odontogeriatria é extremamente importante para esse público. Afinal, apesar de todos os dentistas poderem perfeitamente atender uma pessoa idosa, o odontogeriatra consegue se aprofundar no atendimento, por ter mais conhecimentos sobre o organismo desse paciente, podendo propor tratamentos mais adequados.
4 principais problemas bucais em idosos e como evitá-los
1- Xerostomia:
O nome é estranho, mas o problema é conhecido. Não sabe o que é xerostomia? Basicamente é quando sentimos que a boca está seca. Esse fenômeno é comum em idosos em decorrência, principalmente, do uso de alguns tipos de medicamentos.
Para evitá-la é bom que o idoso tenha a rotina de beber bastante água - principalmente se o medicamento tomado causa a sensação de boca seca - e também pode fazer uso de um umidificador. Para isso, basta deixá-lo ligado no centro do quarto antes de dormir.
2- Cáries:
Sim, a cárie não aparece somente em crianças. Ela também é um problema comum entre os idosos. Com a idade um pouco mais avançada, além da boca estar mais sensível, muitas pessoas da terceira idade têm dificuldade de realizar o processo completo de higienização.
Neste caso, é importante trazer a conscientização de uma boa escovação. Para incentivar o idoso nesse processo, adquira escovas adequadas e mantenha o kit higiênico, com enxaguante e fio dental juntos, em um ambiente de fácil acesso, para que ele não precise abaixar ou se esticar para pegar.
3- Queda dos dentes:
Infelizmente, a perda de um ou mais dentes ainda é muito comum entre os idosos. Com essa perda, surgem os mais variados problemas: dificuldades para mastigar, falar e até mesmo respirar. Além disso, afeta a autoestima, a sociabilidade e a segurança para sorrir.
A queda dos dentes pode ocorrer por diversos motivos. Mas para evitar esse problema, priorize uma higienização diária e caprichada, beba bastante água, tenha um cuidado especial com a alimentação e, claro, faça um acompanhamento odontológico periódico.
4- Periodontite:
Uma gengivite não tratada pode se transformar em uma periodontite, que é um caso mais grave de inflamação nas gengivas e muito comum entre os idosos. Adequada higiene bucal em casa, visitas regulares ao dentista para limpeza dental profissional, uma dieta saudável e parar de fumar são as melhores formas de prevenção da periodontite.
Esperamos que esse conteúdo o ajude cuidar da sua saúde ou de algum idoso querido. Conte com a gente para mais informações!
Comments